Projeto

O projeto, José Simeão Leal – Gestão e Manutenção de Acervos e Arquivos em Artes Visuais, foi selecionado no Edital Conexão Artes Visuais 2012, da Funarte (MinC) e patrocínio da Petrobras (por meio do Fundo Nacional de Cultura). Apoio da Associação Cultural da Funarte e apoio institucional da Prefeitura de João Pessoa/ Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e Universidade Federal da Paraíba/ Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Trata-se de evento multidisciplinar constando de: Exposição iconográfica (documentos resultantes de levantamentos bibliográficos, obras de arte, vídeos, fotografias, textos críticos e ensaios acadêmicos etc.) e Seminário em torno do Acervo e Arquivo José Simeão Leal (NDHIR/UFPB) envolvendo especialistas, professores e estudantes de áreas como Artes Visuais, História, Arquivologia e Ciência da Informação (Biblioteconomia). As atividades ocorrem na Estação das Artes (Mostra iconográfica) e na Universidade Federal da Paraíba (Seminário).

Todo o acesso às informações disponibilizadas e às atividades previstas no projeto será gratuito.

Outros objetivos:

  • Disponibilizar na internet um Sítio (WebSite) com todos os documentos produzidos no evento e, assim propor ampla divulgação e discussão sobre assuntos urgentes, como: planejar, gerir, manter, exibir, guardar e disponibilizar acervos e arquivos diretamente ligados às artes visuais;
  • Produzir material gráfico (plaquete) com todas as informações e documentos produzidos;
  • Desvelar o acervo de José Simeão Leal para pesquisas futuras, alimentando necessidades acadêmico-culturais;
  • Contribuir na construção e preservação da memória local paraibana e de seu partícipe direto, no campo da cultura local, regional e nacional.